Dicas para organizar o menu semanal


Fazer o plano de refeições para a semana, deve ser, porventura, um dos pontos mais importantes da organização de uma casa. Primeiro porque se esta preparação não for feita, todos em casa irão ficar a perder. Depois porque desperdiçamos tempo e dinheiro. Se não, vejamos.

Planear antecipadamente as refeições permite:

Photo by Jeff Sheldon on Unsplash

• Saber o que deve comprar para ter sempre os ingredientes necessários à sua confecção. Desta forma, poupa idas desnecessárias ao supermercado, por hoje faltar isto ou amanhã aquilo. Poupa tempo e dinheiro, concentrando as compras necessárias para todas as refeições numa só deslocação. Para isso, não se esqueça de consultar aquelas receitas que só confecciona de vez em quando, pois muitas vezes só com a consulta da mesma é que nos apercebemos se efectivamente temos todos os ingredientes.

• Pensar na semana como um todo e consequentemente ir ao encontro de um maior equilíbrio entre aquilo que se come nos diversos dias. A menos que a diversidade de refeições passe por se comer sempre a mesma coisa em determinados dias, como era o caso dos Simpsons que, se bem me lembro, à quinta-feira era sempre “Pork Chops”(Costeletas de porco)… O que não é a ideia. A ideia é diversificar arranjando menus equilibrados, saudáveis e de fácil confecção.

• Adaptar as receitas a cada dia permitindo encaixar as refeições mais fáceis de preparar em dias em que, logo à partida, sabemos que poderão ser mais absorventes de tempo, nomeadamente porque existem actividades ou que sabemos de antemão que iremos chegar mais tarde a casa.

Assim sugiro, que tal como eu, faça o seguinte:

Photo by Anete Lusina on Unsplash

1. Escolha um dia para elaborar o seu plano de refeições

Nessa altura, verifique o seu frigorífico, congelador e despensa. Essa pesquisa proporciona logo uma visão fácil daquilo que ainda temos, do que ainda podemos fazer com o existente e do que precisamos de comprar, caso não tenhamos. No meu caso pessoal, é à quarta-feira que costumo elaborar o meu plano e um dos motivos para isso acontecer, é sem dúvida porque quarta-feira é dia de limpeza semanal da casa e quinta-feira é o dia em que gosto de fazer as compras para a semana.

2. Prefira os produtos da época

Bem sei que vivemos num tempo em que já há quase tudo em todas as épocas, mas por via de muito artifício, pelo que esteja atento e privilegie, sempre que possa, os produtos dessa estação como por exemplo o que ainda acontece às cerejas, aos figos, às castanhas, aos marmelos, às ameixas, às sardinhas…

3. Opte por produtos biológicos

São mais caros, bem sei, mas sempre que possa não hesite, já que pelo menos tem mais alguma garantia de qualidade, de sabor e de saúde.

4. Determine o dia das compras e planeie o percurso

Sim, nem sempre todos os produtos estão reunidos num mesmo espaço, pelo que poderá ser necessário ir a mais do que um sítio. A organização do percurso é fundamental para a poupança de tempo. E também, não se esqueça da possibilidade de fazer compras online. Há cada vez mais lojas de produtos biológicos com entregas ao domicílio em qualquer parte do país.

5. Faça um ponto de situação a meio da semana

Como a maior parte dos produtos necessários à confecção das refeições são frescos e por isso perecíveis, é normal que seja sempre preciso comprar alguma coisa, para além de que nem sempre as coisas se passam exactamente como prespectivado, ou porque sobrou comida e no outro dia afinal não é necessário fazer-se jantar, ou porque decidimos ir jantar fora e não estava nos planos ou por mil outros motivos.

Por uma questão de gosto pessoal, cá em casa consumimos muito peixe. Cozinhar peixe para o jantar, nomeadamente no Inverno, por exemplo, requer imaginação e quase nunca pode ser cozinhado e reservado ou congelado como se faz em muitas situações com pratos de carne, o que no meu caso vem fazer com que o planeamento das refeições seja imprescindível. Brevemente partilharei convosco alguns dos meus menus semanais para que possam, eventualmente, tirar ideias. Eu, como sempre, estou disponível para aprender convosco mais ideias e técnicas para facilitar o trabalho e maximizar o tempo. Fico à espera.

Mimi à la carte

Um lugar onde a casa, a comida e outras descobertas felizes se juntam. Sobre mim.

Para questões ou sugestões, estou aqui.

  •  
     

    NEWSLETTER

    Subscreva a newsletter e  fique a par das novidades. Preencha o formulário e passará a receber tudo o que há de novo em Mimi à la carte no seu e-mail.

  •      

Mais lidas