Quer emagrecer? Arrume a casa!


Não, não me refiro, neste caso, à actividade física que possa estar inerente à arrumação e limpeza dos espaços e às calorias que possam ser eliminadas pelo desenvolvimento dessa actividade, refiro-me sim ao bem-estar que é desencadeado em termos físicos e psicológicos numa pessoa, pelo facto de esta ter a casa arrumada, e que a pode, por isso mesmo – por essa sensação de bem-estar – fazê-la perder peso. Complicado?

A teoria

Embora não tenha sido provada, é relatada pela autora do best seller “Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida”, Marie Kondo. Segundo esta autora (dona de uma empresa em Tóquio especializada em transformar a desordem da casa dos clientes em lugares onde tudo se encaixa, e cuja lista de espera, ao que consta, é de meses), o espaço onde vivemos afecta-nos de tal forma, que se o “desintoxicarmos” daquilo que está a mais, que não usamos, ou que nos traz recordações menos prazerosas, o efeito de limpeza projecta-se no nosso corpo. E isso mesmo é sustentado por alguns clientes seus que relatam ter perdido peso quando se viram livres da desordem.

A explicação

A tralha tem um efeito profundamente negativo na nossa qualidade de vida, pelo que habitar um espaço desordenado faz-nos ser mais desorganizados na maneira de pensar e de nos comportarmos. Ao contrário, quando os espaços estão limpos e organizados, as pessoas deixam de se preocupar com o facto de terem que arrumar e limpar esses espaços, pelo que se sentem livres para se focarem noutros assuntos. Avançam para outros itens importantes nas suas vidas e sentem-se bem com isso.

É como se a desordem física das coisas onde nos movemos, exercesse em nós uma toxicidade que nos impede de avançar e consequentemente de nos sentirmos bem. Não sei se vos acontece o mesmo, mas no meu caso, com as coisas organizadas aqui em casa há um prazer acrescido no meu bem-estar pessoal.

O Equilíbrio

Se quisermos ir ainda mais além, a mesma prática pode estar associada a augurar boa sorte. O Feng Shui é, numa explicação simplista isso mesmo. O método que promove e potencia a boa sorte através da organização do lugar onde vivemos.

Atenção que, longe de mim está a ideia de defender uma casa asséptica, estéril de vida, só porque as coisas devem estar todas no lugar. Não é isso. As casas existem para serem vividas. O que é preciso é encontrar o equilíbrio entre essa vivência em pleno do espaço e a ordem e limpeza necessárias para serem simultaneamente serenas e inspiradoras.

Não é invulgar, por exemplo, em momentos de profundo stress começarmos a arrumar coisas à nossa volta, pois não?… Nunca vos aconteceu?.

Mais do que isso, e ainda com base nos ensinamentos do referido livro, arrumar não é um fim em si mesmo, o objectivo é o estilo de vida que se vai atingir quando as coisas estiverem em ordem.

Quanto à teoria da silhueta é que ainda estou por perceber a eficácia… 😉

Mimi à la carte

Um lugar onde a casa, a comida e outras descobertas felizes se juntam. Sobre mim.

Para questões ou sugestões, estou aqui.

  •  
     

    NEWSLETTER

    Subscreva a newsletter e  fique a par das novidades. Preencha o formulário e passará a receber tudo o que há de novo em Mimi à la carte no seu e-mail.

  •      

Mais lidas