Regra n. 1 da Etiqueta – Pontualidade


A pontualidade é uma questão de cortesia, de boa educação, a regra nº 1 da etiqueta. Fazer esperar os outros é uma falta de respeito pelo seu tempo. E o tempo é precioso.

O rigor no cumprimento do horário é muitas vezes penalizador para quem o pratica. Veja-se a tolerância que é dada a quem se atrasa quando vai ver um espectáculo. O futebol parece ser quase o único evento que em Portugal começa à hora prevista.

Photo by  larisa-birta on Unsplash

A hora combinada chega muitas vezes a ser falseada em 15, 20 minutos, ou até mais, de antecedência, para garantir que, no horário pretendido efectivamente, toda a gente esteja presente. Veja-se o que acontece em jantares com amigos num restaurante, por exemplo. Desaprovo, devo dizer.

E quando oferece um jantar em casa?

O início do jantar
O início do jantar deve acontecer sensivelmente 1 hora após a chegada dos convidados, pelo que se desejar servir o jantar próximo das 20:30, deverá referir aquando do momento em que dirige o convite, 19:30.

O cocktail de boas-vindas
À chegada deverá ser oferecido aos convidados um cocktail, cujo intuito principal, para além de ajudar a que as pessoas se descontraiam e sejam apresentadas, caso não se conheçam, também “esperar” por todos.

O “timing” certo
Os convidados não deverão neste caso, chegar mais de 15 minutos depois da hora, nem demasiado cedo, para evitar embaraços por parte dos anfitriões. Sendo que, se se verificar um atraso nem que seja de 5 minutos, o mesmo deverá ser de imediato reportado aos anfitriões.

O bom-senso
Como em tudo na vida, aliás, o bom-senso deve imperar sempre, contudo, se algum convidado se atrasar consideravelmente não é aconselhável que se espere por alguém mais de ½ hora, pelo que cabe ao anfitrião prosseguir com o curso previsto do jantar, pois os presentes não devem ser penalizados por isso. O lugar da pessoa deve manter-se na mesa até ao 2º prato, mas deverá ser recolhido com os outros no final desse momento.

O fim do evento
Como a pontualidade é também ela uma questão cultural, e não temos o costume americano em que, tal como o horário de início, aos convidados é-lhes transmitido simultaneamente o horário de fim, cabe aos presentes não ficarem tempo para além do aceitável. É o bom-senso que deve reinar uma vez mais.

Mimi à la carte

Um lugar onde a casa, a comida e outras descobertas felizes se juntam. Sobre mim.

Para questões ou sugestões, estou aqui.

  •  
     

    NEWSLETTER

    Subscreva a newsletter e  fique a par das novidades. Preencha o formulário e passará a receber tudo o que há de novo em Mimi à la carte no seu e-mail.

  •      

Mais lidas