Como começar bem o dia
A minha realidade não sendo igual, é seguramente parecida em vários aspectos, à de muitos de vós. Para começar, de manhã, tenho que cumprir horários. Ora, como não gosto de fazer as coisas a correr e nunca, por nunca, saio de casa sem tomar o pequeno-almoço, a organização começando logo de véspera, vem facilitar que o início do dia comece com mais suavidade.
Sim, a verdade é que há pequenas/grandes tarefas que feitas atempadamente, agilizam as subsequentes, pelo que, qualquer que seja o vosso dia-a-dia, ele é seguramente potenciado se for organizado, pensado e preparado na noite anterior.
De véspera
Eis as ideias gerais do que eu faço de véspera para me assegurarem um acordar mais calmo e um dia mais fácil e porque não dizer, mais feliz:
Photo by iAlicante Mediterranean Homes on Unsplash
1. Arrumo a cozinha
Sim, bem sei que é básico, mas se isso, por algum motivo, não acontecer, o acordar na manhã seguinte já não é tão prazeroso. A desordem acrescenta “ruído” e fica presente no pensamento durante todo o dia a necessidade de ter que ser a primeira coisa a fazer quando se chega a casa mais tarde.
2. Verifico a ementa do dia seguinte
Desta forma, poderei colocar logo a descongelar no frigorífico o que é necessário para o jantar do dia seguinte e até mesmo verificar se não me falta nenhum ingrediente (não é suposto, mas pode acontecer nomeadamente se se tratar de um fresco) e assim garantir que, no dia, o mesmo possa ser confeccionado de imediato.
3. Coloco a mesa do pequeno-almoço
São só dois minutos, mas não há necessidade de serem gastos de manhã, quando o tempo é ainda mais precioso. Se for necessário levar snacks, preparar a marmita do almoço ou encher a garrafa de água, este é também o momento para tratar desses assuntos. Fica tudo preparado de véspera. No dia é só necessário o essencial, desfrutar.
4. Programo a máquina de café
Sabendo a hora a que acordo e a hora que tenho que sair de casa, não é difícil prever a hora de chegada à cozinha para tomar café. Sim, café faz parte, invariavelmente, do meu pequeno-almoço. Felizmente, hoje em dia já existem várias soluções de máquinas capazes de serem programadas. No meu caso, como gosto de café de saco e a minha máquina tem essa funcionalidade, é muito útil, pois dá para programar e manter o café quente até à hora de servir. Assim, quando abro a porta da cozinha de manhã, a primeira coisa que sinto é o cheiro do café acabadinho de fazer.
5. Deixo a sala em ordem
É sabido que a sala é muitas vezes ponto de encontro ao serão. Garantir que os comandos, mantinhas ou almofadas são colocadas no seu lugar antes de nos deitarmos é fundamental e não custa nada. E faz toda a diferença no dia seguinte ao acordar.
6. Verifico a previsão do tempo e a agenda para o dia seguinte
Se vai estar frio de manhã, se é necessário recomendar ao meu filho para levar a capa da chuva, enfim, a verificação diária do estado do tempo do dia seguinte é extremamente importante.
E também verificar a agenda. Muito embora eu programe lembretes para quando tenho coisas marcadas de extrema importância para ser avisada no dia anterior, a verificação da mesma é algo que deve ser sempre tido em conta.
7. Separo a roupa para o dia seguinte
Se me perguntarem, contudo, se já me aconteceu chegar ao dia propriamente dito e não me apetecer vestir aquilo que tinha prespectivado na noite anterior? Sim, várias vezes! Mas mesmo isso acontecendo episodicamente, a roupa organizada de véspera, é um factor muito importante para poupar tempo de manhã.
8. Deito-me dentro de determinado horário
Mesmo com tudo o que foi acautelado antes, interessa sempre acordar com tempo suficiente para usufruir com calma de cada etapa do novo dia que está a começar. E isso só se consegue garantindo que a ida para a cama não acontece muito tarde e que as horas de sono necessárias são salvaguardadas.
Estes são os meus procedimentos de véspera. Que outros procedimentos costumam colocar em prática para usufruírem da melhor forma do começo de um novo dia? Fico a aguardar o vosso contributo.
Mimi à la carte
Um lugar onde a casa, a comida e outras descobertas felizes se juntam. Sobre mim.
Para questões ou sugestões, estou aqui.
Mais lidas