A Ementa D. Carlos
• Pese embora o facto de haver receitas para todos os gostos, e que as mesmas sejam catalogadas como entradas, pratos principais e sobremesas, por exemplo, são muitas vezes simplesmente debitadas inadvertidamente pelas mais variadas fontes, quer colecionemos livros de cozinha, sigamos blogs da área ou assistamos a programas de televisão, mas raras vezes nos são sugeridas ementas completas que na hora de termos que oferecer um jantar a alguém não tenhamos que pensar: E agora?
• Sim, porque uma ementa, tal como refiro noutro post, é uma história que se vai contar. Tem que haver princípio, meio e fim e tem que haver um elo de ligação do primeiro ao último momento. Com base neste pressuposto, hoje deixo-vos uma sugestão que pode, obviamente, ser adaptada ao vosso gosto – A Ementa D. Carlos.
Photo by natalie-thornley on Unsplash
Os canapés
A ideia aqui é apresentarmos 2 tipos de canapés distintos e contrastantes, embora sejam ambos de queijo-creme, um tem a acidez da mostarda em grão e do pepino em vinagre, o outro tem o salmão fumado e o sweet chilly sauce, que o tornam mais adocicado. Seguramente que cada conviva terá o seu preferido. Os canapés, sirvo-os com o cocktail de boas-vindas, ainda antes de passarmos à mesa de jantar.
A entrada
Por um lado, o doce do melão e do paté confit de cebola com a acidez do abacaxi e da mistura de maionese, só para dar um exemplo dos contrastes. E ainda, as manteigas pictóricas, como lhe chamo, e que coloco na mesa como couvert, são óptimas aliadas de uma refeição que se quer duradoura e prazerosa, asseguro-vos.
O peixe
Já na mesa de jantar, os sabores de salada continuam um pouco no mesmo registo.
Chegados aqui, acho que é importante suavizar os sabores para equilibrarmos o todo da refeição. Acho que é importante ter um prato de peixe, como prato principal, nesta ementa, em virtude do que se antecedeu, nomeadamente por já termos provado rosbife, patés de fígado (carnes vermelhas).
A tábua de queijos
Os queijos seguem sempre o último prato e são uma forma de enaltecer qualquer grande refeição, assim se aprecie os referidos.
A sobremesa
A tarte de maçã com sultanas e um toque de canela é o final perfeito. O gelado de baunilha e o chantilly tornam a composição mais conseguida ainda. E como a entrada já tinha frutas, suspenda-se a oferta de fruta de seguida.
Os “petit fours”
No momento em que serve o café ou o licor (que poderá ser ainda na mesa de jantar ou na sala) acompanhe as bebidas sempre com apontamento finalizador, a título de remate. Neste caso a decisão recaiu sobre farripas de casca de laranja com chocolate.
Espero, que se possam sentir inspirados e que desfrutem.
Mimi à la carte
Um lugar onde a casa, a comida e outras descobertas felizes se juntam. Sobre mim.
Para questões ou sugestões, estou aqui.
Mais lidas
[instagram-feed num=9 cols=3]