Conhece o seu antitranspirante?
• A par da nossa alimentação, os nossos hábitos do quotidiano, quaisquer que sejam, são factores determinantes para influenciar a nossa saúde, para o bem ou para o mal. Costuma dizer-se até que: “Tudo o que damos ao nosso corpo ao longo da vida, ele irá um dia devolver-nos a triplicar”.
Promover a saúde
• Se fumamos, se comemos muito açúcar, se não practicamos exercício físico e por aí adiante, haverá uma altura em que iremos pagar caro esse estilo de vida que praticámos ao longo dos tempos, ou quem diz pagar, diz, sermos recompensados, se formos continuadamente cuidadosos com a nossa saúde (Assim tenhamos sorte…). A verdade é que, dependemos também de factores externos a nós mesmos, e tudo o que possa ser feito para minimizar esses efeitos negativos no nosso organismo, deve ser tido em conta.
• Ora, se uma pessoa for dada a ter cuidado com a alimentação por exemplo, mas descurar a saúde noutros aspectos, pois para que servirá o empenho em determinada matéria, quando não tem nas outras? A educação para a saúde deve começar cedo, deve ser transmitida de pais para filhos, nomeadamente não com aquilo que se pede para fazerem, mas com aquilo que se practica e que é visionado pelos pequenos.
• Às vezes, levamos muito tempo a cometer erros e levamos igualmente muito tempo a reconhecer que os vimos cometendo, mas quando nos apercebemos que estamos a fazer mal, devemos inverter a nossa posição e promover a saúde.
É fundamental ler os rótulos
• Falemos hoje de cosmética e de um produto sem o qual a maior parte de nós não passa e que é tão, mas tão questionado quanto aos malefícios que pode acarretar na sua utilização, o antitranspirante.
• A verdade é que muitos produtos de higiene, cremes, etc. têm na sua composição químicos tóxicos, sendo os parabenos os mais utilizados de todos. Ora, estes químicos administrados na pele (o maior órgão do corpo humano, relembremo-nos) são absorvidos pelo organismo. E quando falamos de uma zona da pele muito sensível, como é o caso da pele das axilas, ainda mais coincidindo com agressões de depilação, muitas vezes de raspagem, essa absorção é potenciada.
• Bem sei que há estudos contraditórios, uns que confirmam practicamente por A + B que a sua utilização é nociva e outros que a vêm contradizer, não encontrando paralelo entre uma coisa e outra. O que é facto é que se ventila, desde há muito tempo, que a sua utilização pode promover o cancro da mama, isto porque supostamente, os parabenos, imitam a actividade do estrogénio e é de estrogénio que alguns tumores da mama “se alimentam”.
• Para além deste, há depois outro componente, que se diz, altamente prejudicial no mesmo sentido, o alumínio. Então porquê adquirir produtos com estes químicos na sua composição? As alternativas que existem, sem estes componentes são eficazes no seu propósito? São fáceis de encontrar no mercado?
O consumidor esclarecido
• Caso não tenham por hábito, experimentem pesquisar a composição do vosso antitranspirante através da leitura do seu rótulo e certifiquem-se de que não contém nenhum desses componentes.
• Embora não seja tarefa fácil logo à partida, devo dizer, se a par do produto mais inócuo para a saúde, encontrarem também um que seja igualmente eficaz, partilhem, pode ser que coincida com aquele que elegi para mim. Grata!
Mimi à la carte
Um lugar onde a casa, a comida e outras descobertas felizes se juntam. Sobre mim.
Para questões ou sugestões, estou aqui.
Mais lidas