O Separador de Gorduras
• O separador de gorduras é tão somente um daqueles utensílios de cozinha que me fez falta a vida toda. Não adquiri o meu há muito tempo, porque confesso que nem sabia da sua existência até então. A sua utilização pode ser para as mais diversas separações de gorduras, sendo que no meu caso, a utilização que mais lhe dou é a de separar a gordura dos molhos dos assados.
Ora e o que tem de extraordinário este objecto?
• Pois bem, como o próprio nome indica, o separador de gorduras, faz justamente a separação da gordura do restante líquido do molho, que como todos sabemos, é onde está a essência do sabor.
• Nunca vos aconteceu, quando fazem um assado, e desejam servir o molho à parte, a partir do momento que o colocam na molheira, imediatamente a gordura separa-se do restante molho, sobe, e quando nos servimos, só sai gordura?… Pois então, é aí que entra a funcionalidade deste objecto.
Modo de utilização
• Vertemos o molho, por inteiro, primeiramente no jarro, que também tem a função de medidor neste caso, e logo que a gordura tenha subido, que é muitas vezes de forma imediata, podemos vertê-lo para a molheira ou enaltecê-lo com algum outro ingrediente caso seja essa a vontade, mas a gordura fica de fora. Como o bico do jarro provém da sua parte de baixo, o líquido é facilmente separado. Boa?
• O jarro tem ainda a particularidade de vir com um “coador” no tampo que faz com que possamos despejar o molho assim como se encontra e que todos os ingredientes que possam existir dentro do molho como, folhas de louro, dentes de alho, ou qualquer outro ingrediente, possam ficar impedidos de entrar.
Ficaram fãs? Já conheciam? Fico a aguardar comentários.
Mimi à la carte
Um lugar onde a casa, a comida e outras descobertas felizes se juntam. Sobre mim.
Para questões ou sugestões, estou aqui.
Mais lidas